Now Reading
Temporada de Escorpião

Temporada de Escorpião

sea nature man beach
Tempo de Leitura: 4 minutos

Sol entra no signo de Escorpião, regido pelo deus do submundo Plutão – do Romano; ou Hades, do Grego – e, coincidentemente, é época de Halloween e dia dos mortos.

Sabe qual é a conexão disso tudo? As nossas transformações. Períodos dos quais precisamos de um mergulho no nosso inconsciente para quebrar padrões antigos, e nos reconstruir, assim como o Mito de Charon, que levava as almas para o submundo.

person touching own bac
Photo by Ana Bregantin on Pexels.com

Primeiro vamos entender o que é o submundo: não é inferno, é aquilo que está embaixo de nós; ou seja, a terra e o subsolo, cheio de minerais diversos. Se você vai em uma caverna, você encontra pedras preciosas, pouco oxigênio, tudo escuro, frio. E não é assim a morte? Quando viramos “pedras”, não respiramos mais, não vemos mais nada, nosso corpo fica frio.

E quando alguém morria na época da Grécia Antiga, era comum colocar algumas moedas ou ouro para fazer o pagamento a Charon junto ao corpo, o barqueiro, e ter uma passagem tranquila ao submundo. No céu viviam os deuses; nós, meros mortais, voltamos para a terra.

Mas o que seria o submundo em nós?

Seria onde não podemos ver mas está em nós, uma parte que talvez nosso ego não vai gostar de ter total conhecimento e por isso, pregam certas “peças” em nós. Seja através daquela piada de mal gosto, um senso de humor mais grosseiro ou um ato falho… Seja na nossa postura quando exageramos na bebida ou quando sai cobras e lagartixas em uma briga de casal.

Carl G. Jung chamaria esse submundo que me refiro de sombras. E quando a gente consegue, por fim, saber da existência das nossas sombras, somos capazes de provocar uma grande transformação em nós mesmos, a passagem da sombra em ouro! Ou seja, o ouro que nos permite fazer a passagem tranquila, como simboliza o mito, mas também de nos transformarmos em nossa melhor versão depois de conseguir compreender e integrar às nossas sombras de uma forma positiva.

O barco, nessa mitologia, representa o que “abarcamos“, assim como a Arca de Noé, podemos colocar todos os nossos talentos e conhecimentos para atravessar de um lado a outro, buscando no nosso inconsciente aquilo que é necessário para nos desenvolver de acordo com a nossa sabedoria interna.

E o barco está na água. O elemento água está presente nos signos de Câncer, Escorpião e Peixes, signos profundamente conectados com as nossas emoções, a nossa intuição, a nossa sabedoria interna, ou seja, ao nosso inconsciente.

Escorpião é aquela água de caverna, pantanosa, parada, da qual não se permite ver o fundo mas guarda ali todos os segredos do mundo, nosso mundo interior. Por isso Escorpião trás consigo o ar de mistério e, ao mesmo tempo, tanta intensidade.

A temporada de Escorpião vai buscar dentro da gente a nossa verdade, como verdadeiros FBIs do inconsciente. Nessa busca a gente tende a achar o que talvez não queríamos saber, seja algumas questões pessoais nossas, ex que ressurgem das cinzas, situações ou momentos que são desenterrados. O grande problema é que pode gerar certa paranóia, obsessões e compulsões para saber sobre certos assuntos a qualquer custo, a curiosidade aumenta e fica incontrolável.

Para um renascimento, é necessário passar pela morte. Por isso não tem jeito de ficar na superfície, ou você se passa pelo processo ou você nem ouse a começar. Ficar nos meio-termos da vida não tem lugar durante essa temporada. O processo é claro: vai fundo na ferida, se transforme.

Entre as pequenas mortes ao longo da nossa vida, temos também o outro lado de Escorpião, La petite mort. Essa expressão é bem interessante porque seu significado seria a condição de “uma breve perda” ou “despertar da consciência” e está também associada ao próprio orgasmo, portanto, não há frase melhor para definir o signo de Escorpião. Como signo fixo, valora o compromisso e o comprometimento, mas para isso, precisa ir no íntimo do ser para ter conexões significativas.

É uma temporada que vai mexer com a nossa sensibilidade, intuição e emoções, inclusive, no nosso íntimo, e não se limita apenas na cama. É um período de mergulho dentro de si, na alma. Por isso é um excelente momento para aproveitar estudos profundos da alma, seja através do ocultismo, da astrologia, psicologia ou filosofia. Tudo que proporcione uma imersão dentro de si.

See Also
antique broken cell phone communication

Se você busca o melhor momento para parar de fumar ou beber, começar uma rotina muito diferente da que você tem, começar uma vida nova, com novas perspectivas, a hora é agora. A temporada de Escorpião tende a ser muito boa para grandes mudanças que precisam de grandes transformações internas. O que não significa que seria fácil, porém, é uma forma de você encarar suas sombras, seja dos vícios psíquicos ou emocionais até hábitos sabotadores que te impedem de fazer o seu melhor. E se estamos falando sobre sombras e transformações, nada melhor do que aproveitar essa temporada para isso!

Outra questão que está relacionada a Escorpião é sobre as finanças! É um bom momento para gerir seus investimentos, mexer com dinheiro, principalmente com o dinheiro guardado ou dos outros.

Use essa energia para se desenvolver e evite “dar bola” para paranóias. É comum nessa época querer descobrir a todo custo coisas superficiais e gerar muita desconfiança. Compreenda a causa dessas desconfianças, possivelmente você vai notar que existe também uma falta de confiança em si mesmo, uma sombra sua sendo espelhado no outro.

Verifique onde você tem Escorpião no seu Mapa Natal para compreender com mais detalhes onde essa energia irá se manifestar ainda mais na sua vida, em particular. Aproveite e localize onde Plutão transita no seu Mapa Natal, porque aí você terá insights sobre outro lugar onde essa energia pode atuar ou eventos tendem acontecer.


Aproveite e se inscreva gratuitamente no O Universo Estrelar News!

Fique por dentro de ofertas, novidades e um resumo das energias do céu mensalmente!

Assinatura recebida!

Verifique seu e-mail e confirme a assinatura do boletim informativo.

Porque todos somos estrelas!

Copyright © 2021 | All rights reserved