fbpx
Now Reading
Planejamento para aliviar a Ansiedade

Planejamento para aliviar a Ansiedade

gray double bell clock
Tempo de Leitura: 6 minutos

Ansiedade é querer viver no futuro, pensar em várias coisas que precisa ser feito e acumular na mente todas as questões de um mundo que está para existir mas, no final, só serve para esconder algumas feridas internas ao invés de realmente colocar em ação tudo que queremos de fato manifestar na nossa vida.

crop woman writing down notes in diary
Photo by Karolina Grabowska on Pexels.com

Eu sei o quanto é difícil ser “dona do nosso próprio tempo“. Me custou a vida toda tentando aplicar todos os tipos de planejamento, cronograma, agendas de todos os tipos… E no final, eu terminava com diversos caderninhos escritos pela metade, um monte de datas na minha mente misturada com tarefas para serem realizadas e eu, estagnada, parada, sem saber o que fazer e deixando a vida me levar…

Eu lembro que por um tempo eu cheguei a pensar que eu tivesse algum problema grave. Fui em busca de uma psicóloga terapeuta cognitiva comportamental e eu entendi a importância de organizar meu tempo de forma eficiente.

Cada um tem seu estilo e seu jeito de se organizar. A minha orientação nesse post é apenas uma que serviu muito bem comigo pela simplicidade e praticidade.

Há um tempo eu vejo que está na moda os “planners”. Confesso que eu já fiquei bem perdida com alguns. Mas a ideia é sensacional de fato e funciona. A agenda para mim acabou se tornando online, onde integro meu e-mail com o calendário e lembretes e acaba facilitando bastante a organização do meu dia-a-dia.

O que a ansiedade tem a ver com planejamento?

Imagine que seu cérebro é um computador que tem uma capacidade de armazenamento de memória… Pois é, acontece que nosso cérebro, apesar de absorver uma quantidade de informação enorme, a nossa memória recente, assim como no computador, também é limitada. Se a gente fica tentando planejar mentalmente trezentas coisas na nossa mente, a ansiedade vêm com tudo e te paraliza. Seu computador dá a famosa “tela azul”.

crop woman writing in notebook at home
Photo by Vlada Karpovich on Pexels.com

Só para você ter uma ideia do que aconteceu comigo uma vez:

No auge do stress, fazendo estágio de dia, me alimentando mal, estudando à noite, sem tempo para estudar e não deixava de sair nos finais de semana… Uma rotina que era desgastante, não respeitava horários de dormir, mas acordava sempre cedo, dormia mal, um estilo de vida nada saudável e não tinha agenda nem planner. Cheguei ao ponto de matar aula à noite para estudar para a prova final no dia seguinte, porém, a prova tinha sido no dia que eu faltei. Sim, eu faltei na aula que era a prova final para estudar para a mesma prova final. Seria cômico se eu não tivesse perdido o semestre inteiro por causa disso. Bizarro, né?Eu também achei. Por isso busquei ajuda de um profissional na época.

Claro que por de trás de várias questões que ligavam desde a procrastinação até os maus hábitos. Mas tudo começa com o planejamento da sua vida!

O ato de tirar do plano mental, escrevendo em um planner, por exemplo, já te ajuda a não apenas organizar seu tempo, mas alivia sua memória recente e, consequentemente, você passa a viver mais no momento presente e sua ansiedade DIMINUI!

Como me planejar melhor com a Astrologia

Eu gosto de começar com sonhos e metas grandes, porque eles me dão a sensação de que posso atingir algo grande, me trás um senso de ambição e de propósito.

Início do ano astrológico, por exemplo, pode ser um momento propício para poder pensar nas metas que você gostaria de fazer durante o ano. Geralmente fazemos várias “promessas” na virada do ano, então, pegue essas promessas e coloque em formas “metas realizáveis” ao longo do ano. Eu sempre recomendo fazer o Mapa Astrológico dos Sonhos nas Luas Novas e fazer a manutenção e revisão nas próximas luas cheias e novas.

Eclipses são épocas interessantes para fazer metas que duram 6 meses, pode te ajudar a ter uma ideia de coisas a serem realizadas em um período mais curto. Gera mais motivação!

O que você precisa para conquistar essas grandes metas? Nesse momento você estabelece as tarefas, as metas menores, fragmentos de um todo. E aí fica mais fácil de entender o que você poderia se comprometer a fazer durante o mês.

Estabeleça metas mensais! Todo início de mês você pode organizar sua metas para serem realizadas durante o mês, os fragmentos das grandes metas são as suas prioridades. Claro, se surgir alguma questão que é de mais urgência, você vai precisar de equilibrar sua agenda.

Uma dica é ver as lunações de cada mês. A partir daí você pode começar a organizar os fragmentos de acordo com os tópicos que podem ser impulsionados pela energia da lunação do mês. Também pode ser muito interessante se você conseguir coincidir os seus projetos pessoais de acordo com o Sol em relação ao seu Mapa Natal.

Quando você coloca no planner suas metas mensais, você vai distribuir as pequenas atividades ao longo da sua semana. E o melhor ao fazer isso é porque você tem um guia que são as metas mensais, um propósito maior que são as metas anuais e enxergar as atividades semanalmente trás um sentimento de que você está fazendo algo útil, não está desperdiçando seu tempo.

Fora isso, você não precisa deixar tudo isso no plano mental mais, você tem um pedacinho do seu cérebro no plano físico. Ou seja: agora você só precisa lembrar de abrir seu planner todos os dias, porque você já estabeleceu tudo que precisa ser feito e está pronta para agir!

Para poder não apenas deixar a ansiedade de lado, mas compreender melhor sua produtividade, é importante prestar atenção nas Luas… Interna e externa!

Para as mulheres estrelas que está lendo este artigo, nossa lua interna é a menstruação. Saber quando começa, quando termina, o período que estamos nos nossos dias, o nosso fluxo e entender nosso corpo durante esse período pode ajudar muito a fazer um planejamento que vai aliviar as atividades nos períodos menos produtivos e potencializar os períodos mais produtivos. Assim, você respeita mais o próprio ciclo, não se culpa e começa a se amar mais.

Por outro lado, é importante a gente compreender nossas emoções de uma forma geral. Então, usar o poder da lua para potencializar suas atividades, pode ser muito interessante também. Ao longo desse processo, você também começa a se conhecer melhor.

E por último, mas não menos importante: fazer um planejamento financeiro é essencial!

See Also
food wood woman relaxation

Já parou para pensar que a Vênus é a deusa do amor e do relacionamento mas também da prosperidade? Não é atoa… Planejamento financeiro também é uma forma de amor próprio.

Veja bem, temos receita e gastos, mas também queremos fazer uma reserva para poder gastar com nossos sonhos. Lembra que eu falei que eu gosto de começar pelos sonhos? Eles possuem um preço! Se não for um valor financeiro, pode ser um valor emocional, por exemplo. Mas tudo possui um valor. Seu tempo possui um valor. Então valorize-se!

O preço de tudo precisa vir primeiro para que você enxergue o valor das coisas. As datas e prazos são importantes para se organizar. Quando você precifica seu sonho, você precisa fazer um cofrinho mensal, uma meta para reservar uma quantia mensalmente destinado aos seus sonhos e grandes metas.

Quando você faz isso, você mostra para seu cérebro que é o dinheiro tem seu valor, e que você está aberta a prosperar.

Planner Mensal Astrológico

Fazendo a Astroterapia com algumas clientes, eu senti a necessidade de ajudar ativamente nesse planejamento diário, na organização do tempo, para auxiliar na jornada do autoconhecimento, para levar a vida com mais propósito.

Então eu criei o Planner Mensal para que você possa imprimir e usar no seu dia-a-dia!

Você pode imprimir mensalmente e criar sua agenda pessoal com tudo isso que comentei aqui:

  • Calendário Mensal
  • Planner Mensal
  • Planner Financeiro Mensal
  • Planner Semanal
  • Avaliação da semana, período menstrual, as luas nos signos e mantras para cada fase da lua!

Gostou?

Se inscreva no O Universo Estrelar News e receba por e-mail o Planner Mensal!

Assinatura recebida!

Verifique seu e-mail e confirme a assinatura do boletim informativo.

[Prometo que não é SPAM, mas pode ser que caia na caixa de SPAM, então dá uma conferida por lá!]

Porque todos somos estrelas!

Copyright © 2021 | All rights reserved

Would like to translate it?